O Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória agora possui um novo espaço para resgatar e expor parte de sua história. O Espaço Cultural Sra. Marysa da Silveira Cruz foi inaugurado no dia 23 de novembro de 2022, no antigo centro de vivências do hospital, ao lado da agência do Santander. Vale a pena conhecer.
O projeto, assinado pelas arquitetas Camila Casati Pancini e Patrícia Prado Grasselli, foi doado à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e não trouxe custos ao hospital.
O local já está aberto a visitação. Nele, estão em exposição premiações e homenagens recebidas pela instituição, documentos antigos e equipamentos médicos utilizados ao longo do último século. Além disso, também estão expostas fotografias e ilustrações que mostram diversas fases da Santa Casa de Vitória, como a construção do hospital, que é o mais antigo do estado do Espírito Santo. E na linha do tempo, é possível conhecer um pouco dos nossos momentos mais marcantes.
Homenagem
O espaço cultural recebeu o nome da Sra Marysa da Silveira Cruz, colaboradora mais antiga em nossa instituição. Aos 89 anos de idade, a Sra. Marysa está conosco desde o ano de 1958, completando em 2022 exatos 64 anos de dedicação à Santa Casa de Misericórdia. Dona Maryzinha, como é conhecida pelos colegas, é secretária executiva da provedoria, cargo que exerce há décadas, tendo se afastado das funções somente durante a pandemia da covid-19.
O Espaço Cultural Marysa da Silveira Cruz foi inaugurado com a presença de colegas de trabalho e familiares da homenageada. A provedora da ISCMV, Dra. Maria da Penha Rodrigues D’Avila, em sua fala ao inaugurar o local, destacou a importância da homenagem.
“Se existe uma pessoa que merece essa homenagem, é a D. Marysa. Uma pessoa que dedicou toda a sua vida à instituição. O reconhecimento em vida é muito mais importante, com ela aqui conosco podendo ver o que ela ajudou a construir. Só temos a agradecer por sua dedicação”, destacou.