Segurança do Paciente

Qualidade e Segurança dos nossos pacientes

O Hospital Santa Casa de Vitória vem, progressivamente, trazendo a qualidade e segurança na assistência como temas centrais no seu planejamento e ação. O Escritório da Qualidade e Processos (EQP) e o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) fazem parte da estrutura montada pela Provedoria e Direção da Santa Casa de Misericórdia de Vitória para auxiliar na construção de uma assistência confiável, eficiente  e, principalmente, segura para todos.

O EQP é responsável por sedimentar os conhecimentos e experiências geradas pelos colaboradores e corpo clínico da Instituição através de normas, instruções e protocolos, disponibilizando-os para nossa comunidade hospitalar. Ainda avalia conformidades com estes processos através de auditorias, mapeamentos e análises de registros, e apoio em projetos e licenças.

Já o NSP foca na construção de um sistema seguro, com contribuição do corpo clínico e gestores, identificando pontos a serem melhorados através das notificações e avaliações de eventos não desejados dentro do hospital.

Projetos

Atualmente, o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória está envolvido em dois projetos com foco na Segurança do Paciente. Conheça abaixo:

Projeto Paciente Seguro

O Projeto do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, trabalha as metas de segurança do paciente estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde.

Rede Sentinela

Atualmente, somos o único hospital capixaba a participar da Rede Sentinela da ANVISA, como unidade observatório do desempenho e segurança de produtos de saúde regularmente usados.