Nossa História

1545

Fundação da Irmandade na Prainha, em Vila Velha. A segunda Santa Casa mais antiga do Brasil

1605

A Irmandade é transferida para a Cidade Alta, na capital, junto à Igreja da Misericórdia

1818

Em testamento, Maria Subtil doa à Irmandade um terreno com casarão, na Vila Rubim, para construção do hospital

1860

Dom Pedro II visita a Santa Casa, onde elogia os atendimentos. Sua comitiva fotografa Vitória a partir da entrada do hospital

1912

Após 4 anos de obras, o hospital adaptado no casarão dá lugar aos cinco pavilhões da Santa Casa de Vitória

1919

Na pandemia da gripe espanhola, a Santa Casa, único hospital do Estado até então, foi crucial nos atendimentos

1934

É inaugurado o Pavilhão do Café, ala construída com recursos doados por cafeicultores capixabas

1968

Fundação da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam)

1988

Criação do Banco de leite da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, o primeiro banco de leite do Espírito Santo

2016

Ampliamos o atendimento com a incorporação da Maternidade Pró-Matre ao grupo ISCMV

2020

Início da primeira grande ampliação do complexo hospitalar da Santa Casa de Vitória, na Vila Rubim

2021

Em compromisso com a história e a população, remodelamos nossa fachada histórica, valorizando a região

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

Honrar o Compromisso. A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ISCMV) nasceu em 1545, no início da Colonização do Espírito Santo, graças ao Compromisso de Lisboa. O documento, criado em 1498 pela Coroa Portuguesa, estabelecia a criação de Misericórdias em cada cidade fundada no Brasil Colonial. Originalmente, a Irmandade era uma associação beneficente e sem fins lucrativos, ligada à Igreja Católica, que funcionava junto à Igreja do Rosário, na Prainha, em Vila Velha. Em resumo, existia para praticar caridade e promover saúde na capitania.

Em seus 476 anos de existência, a ISCMV não só viu o nascimento do Espírito Santo, como também esteve presente em episódios decisivos da nossa história. Já prestávamos atendimento quando os portugueses venceram os botocudos e chegaram à ilha de Vitória, em 8 de Setembro de 1551. Posteriormente, já instalada desde 1605 na Cidade Alta, em Vitória, a Irmandade também presenciou a poucos metros, do outro lado da praça, a expulsão dos Jesuítas do Colégio de São Tiago (atual Palácio Anchieta) quando a Companhia de Jesus foi banida do Brasil em 1759.


Acompanhamos a expansão de Vitória e a criação da região do Parque Moscoso, região em que estamos localizados desde 1818 e onde fomos pioneiros em vários momentos: primeiro hospital do Estado, primeira enfermaria dividida por sexo, primeiro serviço funerário capixaba, primeiro banco de leite, entre outros.

Com o tempo, nossa atuação se expandiu. Hoje, somos um grupo formado pelas empresas: Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), Maternidade Pró-Matre, Plano Santa Casa de Saúde, Funerária Santa Casa Paz, Centro de Habilidades e Simulação Realística Vitória Grand Tech, Clínica de Fisioterapia Vitória Grand Fisio e Centro de Eventos Vitória Grand Hall. Também administramos o SAMU.