A Santa Casa de Misericórdia de Vitória alerta a população sobre novos casos de “golpe do pix”, envolvendo cobranças ilegais via telefone para realização de supostos procedimentos e exames em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) internados em hospitais públicos e filantrópicos do estado.
O golpe, que não é novo, continua fazendo vítimas ano após ano. Os criminosos se passam por médicos ou membros das equipes dos hospitais e entram em contato com familiares de pacientes internados, solicitando depósitos bancários e transações via pix com urgência, para custear exames e procedimentos não incluídos no tratamento. A prática, entretanto, não é adotada pelas unidades. Trata-se de um crime.
A Santa Casa de Vitória não realiza abordagem telefônica solicitando pagamentos em depósito bancário ou pix para tratar pacientes do SUS. E alerta: ao receber uma ligação com cobrança de quantia em dinheiro em nome do hospital, o familiar deve comunicar imediatamente o hospital e registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.