O Hospital Dr. Arthur Gerhardt, localizado no município de Domingos Martins, na Região Serrana do Estado, agora faz parte da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. O hospital, que dá suporte à necessidade clínica de pacientes de toda a região, já atenderá sob gestão da Santa Casa a partir desta segunda-feira (1º de agosto). Com a incorporação, a Santa Casa de Misericórdia de Vitória passa a contar com três hospitais próprios em sua rede.
Localizado na sede de Domingos Martins, o hospital possui 3,6 mil metros quadrados de área construída, capacidade instalada para cerca de 100 leitos e um Pronto Atendimento (PA) 24 horas. Após passar por uma crise financeira que se estendeu pelos últimos anos, a unidade, no final de 2021, recebeu propostas tanto para administração quanto para aquisição do hospital por parte de outras redes de saúde. Após assembleia, foi aprovada a proposta realizada pela ISCMV, que assumiu o passivo e os ativos do hospital de Domingos Martins, como explica o diretor administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Fabrício Gaeede.
“Já tivemos uma experiência semelhante com a Maternidade Pró-Matre, antiga Associação Beneficente Pró-Matre de Vitória, que foi incorporada à Santa Casa de Vitória em 2016. Assim como naquela ocasião, formalizamos uma proposta e demos ciência aos órgãos envolvidos. Nossa proposta foi aprovada pela gestão do Hospital Arthur Gerhardt como a melhor opção para a instituição. Em seguida, iniciamos o processo de incorporação”, afirma.
A provedora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Dra. Maria da Penha Rodrigues D’Ávila, explicou como serão os primeiros passos da nova administração. “Inicialmente, é necessário fazer uma análise da real situação do hospital. Os contratos, as dívidas, a estrutura física, as melhorias mais urgentes. São dados fundamentais para nortear as nossas ações futuras”, afirma.
A provedora ressaltou, entretanto, a necessidade urgente de reaproximar a população e o Hospital Dr. Arthur Gerhardt. “Os moradores da região podem ter certeza que vamos trabalhar para qualificar os serviços e trazer de volta a confiança do hospital. E precisamos da população caminhando junto conosco, seja com doações, com voluntariado, com parcerias. Queremos levar para Domingos Martins a qualidade dos serviços prestados pela Santa Casa e também a presença forte da comunidade, essencial para os hospitais filantrópicos”, explica.
Potencial
A região com potencial de crescimento e o perfil dos pacientes atendidos no local são pontos vistos como importantes pela Santa Casa de Vitória. A idéia é que, futuramente, alguns serviços de referência que atualmente são realizados na capital, também estejam disponíveis para a Região Serrana, evitando que os pacientes dessas localidades precisem se deslocar até Vitória em busca de tratamento especializado.
“Um exemplo é o Salve a Sua Pele, um serviço dermatológico voltado para diagnosticar e tratar pessoas com câncer de pele. Sabemos que há grande incidência de casos desse tipo em toda a Região Serrana. Então, é um serviço que pode trazer benefícios para a população local. Assim como nosso serviço de Oftalmologia, que também pode ser estendido”, adianta.
Da mesma forma, a expectativa é que outros serviços, como a coleta de exames laboratoriais, também seja realizada em Domingos Martins, beneficiando quem já faz algum tipo de tratamento na Santa Casa de Vitória, e também quem precisar dos serviços no futuro.
O grupo
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ISCMV) possui a maior rede de Atendimento Hospitalar do Espírito Santo, segundo o Ranking das 200 Maiores e Melhores Empresas no Espírito Santo, realizado pelo IEL em 2021. No braço assistencial da Irmandade, estão o Hospital da Santa Casa, a Maternidade Pró-Matre de Vitória e, agora, o Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt, de Domingos Martins.
Também fazem a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), o plano Santa Casa de Saúde e a funerária Santa Casa Paz. Completam o grupo o Centro de Habilidades e Simulação Realística Vitória Grand Tech, a clínica de fisioterapia Vitória Grand Físio e o espaço de eventos Vitória Grand Hall. A Irmandade também é responsável, como administradora, pelo SAMU-192 e o Hospital Materno Infantil do município da Serra.