Notícias

Hospital de Domingos Martins é incorporado à Santa Casa de Vitória

O Hospital Dr. Arthur Gerhardt, localizado no município de Domingos Martins, na Região Serrana do Estado, agora faz parte da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. O hospital, que dá suporte à necessidade clínica de pacientes de toda a região, já atenderá sob gestão da Santa Casa a partir desta segunda-feira (1º de agosto). Com a incorporação, a Santa Casa de Misericórdia de Vitória passa a contar com três hospitais próprios em sua rede.

Localizado na sede de Domingos Martins, o hospital possui 3,6 mil metros quadrados de área construída, capacidade instalada para cerca de 100 leitos e um Pronto Atendimento (PA) 24 horas. Após passar por uma crise financeira que se estendeu pelos últimos anos, a unidade, no final de 2021, recebeu propostas tanto para administração quanto para aquisição do hospital por parte de outras redes de saúde. Após assembleia, foi aprovada a proposta realizada pela ISCMV, que assumiu o passivo e os ativos do hospital de Domingos Martins, como explica o diretor administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Fabrício Gaeede.

“Já tivemos uma experiência semelhante com a Maternidade Pró-Matre, antiga Associação Beneficente Pró-Matre de Vitória, que foi incorporada à Santa Casa de Vitória em 2016. Assim como naquela ocasião, formalizamos uma proposta e demos ciência aos órgãos envolvidos. Nossa proposta foi aprovada pela gestão do Hospital Arthur Gerhardt como a melhor opção para a instituição. Em seguida, iniciamos o processo de incorporação”, afirma.

Nesta sexta-feira (29), nossa provedora, Dra. Maria da Penha Rodrigues D’Ávila, e o diretor administrativo Fabrício Gaeede se reuniram com o prefeito de Domingos Martins, Wanzete Krüger, o vice-prefeito Fabio Trarbach e a secretária de Saúde do município, Zuleide Maria Cardozo. No encontro, foram apresentadas as primeiras ideias para a nova gestão da unidade.

A provedora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Dra. Maria da Penha Rodrigues D’Ávila, explicou como serão os primeiros passos da nova administração. “Inicialmente, é necessário fazer uma análise da real situação do hospital. Os contratos, as dívidas, a estrutura física, as melhorias mais urgentes. São dados fundamentais para nortear as nossas ações futuras”, afirma.

A provedora ressaltou, entretanto, a necessidade urgente de reaproximar a população e o Hospital Dr. Arthur Gerhardt. “Os moradores da região podem ter certeza que vamos trabalhar para qualificar os serviços e trazer de volta a confiança do hospital. E precisamos da população caminhando junto conosco, seja com doações, com voluntariado, com parcerias. Queremos levar para Domingos Martins a qualidade dos serviços prestados pela Santa Casa e também a presença forte da comunidade, essencial para os hospitais filantrópicos”, explica.

Potencial

A região com potencial de crescimento e o perfil dos pacientes atendidos no local são pontos vistos como importantes pela Santa Casa de Vitória. A idéia é que, futuramente, alguns serviços de referência que atualmente são realizados na capital, também estejam disponíveis para a Região Serrana, evitando que os pacientes dessas localidades precisem se deslocar até Vitória em busca de tratamento especializado.

“Um exemplo é o Salve a Sua Pele, um serviço dermatológico voltado para diagnosticar e tratar pessoas com câncer de pele. Sabemos que há grande incidência de casos desse tipo em toda a Região Serrana. Então, é um serviço que pode trazer benefícios para a população local. Assim como nosso serviço de Oftalmologia, que também pode ser estendido”, adianta.

Da mesma forma, a expectativa é que outros serviços, como a coleta de exames laboratoriais, também seja realizada em Domingos Martins, beneficiando quem já faz algum tipo de tratamento na Santa Casa de Vitória, e também quem precisar dos serviços no futuro.

O grupo

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ISCMV) possui a maior rede de Atendimento Hospitalar do Espírito Santo, segundo o Ranking das 200 Maiores e Melhores Empresas no Espírito Santo, realizado pelo IEL em 2021. No braço assistencial da Irmandade, estão o Hospital da Santa Casa, a Maternidade Pró-Matre de Vitória e, agora, o Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt, de Domingos Martins.

Também fazem a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), o plano Santa Casa de Saúde e a funerária Santa Casa Paz. Completam o grupo o Centro de Habilidades e Simulação Realística Vitória Grand Tech, a clínica de fisioterapia Vitória Grand Físio e o espaço de eventos Vitória Grand Hall. A Irmandade também é responsável, como administradora, pelo SAMU-192 e o Hospital Materno Infantil do município da Serra.

Gostou? Compartilhe

Outras Notícias

Carro motorizado no centro cirúrgico do Hospital Materno Infantil da Serra

Interdição da Avenida Florentino Avidos para transporte de geradores

Agência Transfusional é premiada em gincana do Hemoes

Santa Casa de Vitória alerta sobre Golpe do Pix

Sua nota fiscal pode ajudar a Santa Casa e render prêmios

Confira o gabarito da prova de Residência Médica 2024

Santa Casa Vitória assume gestão da Santa Casa de Cachoeiro