Nossas Notícias

Notícias

30/09/2014

Gipsi é terceiro colocado no prêmio Reconhecer da Vale

Ser reconhecido é o grande prêmio que um projeto social pode ter. Reconhecido por comunidade, empresas, instituições. Reconhecimento traz mais adesão, capacitação, profissionais e recursos ao programa. Por isso o Grupo de Incentivo ao Peso Saudável Infantil, o Gipsi, ficou tão feliz com o terceiro lugar no Prêmio Reconhecer, uma iniciativa da Vale cujo objetivo é reconhecer e premiar boas práticas desenvolvidas pelo Terceiro Setor.

Neste ano, foram premiados os 10 melhores projetos do Espírito Santo que contribuem para a promoção dos direitos da criança e do adolescente, por meio de ações voltadas para a educação, saúde, cultura, esporte e profissionalização. E o Gipsi estava entre eles. “Nós temos muito orgulho do trabalho que desenvolvemos. Quando vimos que estávamos entre os três finalistas e a ficha caiu, foi uma emoção que não cabia dentro da gente, uma alegria, uma felicidade, um contentamento por saber que nosso trabalho está sendo valorizado. E são as crianças que mais ganham com isso, nossos pacientes”, declarou a psicóloga do Gipsi, Silvia Missi.

O terceiro lugar no Prêmio Reconhecer foi um importante presente nos 10 anos de vida do Gipsi. “Todo sonho começa com o sonhar e há 10 anos eu sonhei que a gente podia fazer um projeto onde o atendimento às crianças com excesso de peso não fosse só um atendimento médico, mas um atendimento globalizado, com uma equipe multidisciplinar. A premiação veio abrilhantar esses 10 anos, veio trazer pra gente a certeza de que deu certo, de que valeu à pena lutar. Foi todo um reconhecimento de um trabalho árduo, incansável, gratuito, de doação, de amor a esse projeto. Esse terceiro lugar foi mais do que um 1º lugar, para a gente”, emociona-se a endocrinologista e idealizadora do Grupo de Incentivo, Christina Hegner.

Além do reconhecimento, o Gipsi ganhou um prêmio em dinheiro no valor de R$ 25.000,00 para aplicar no projeto. “A gente está trabalhando com a tentativa de melhorar a saúde das nossas crianças e, com um recurso maior, vamos ter mais profissionais de ponta. Poderemos, também, ter um método de diagnóstico mais expressivo para poder fazer os tratamentos. Pela minha pesquisa de doutorado, descobri que, de 200 crianças obesas, 99% tem risco cardiometabólico, então tem uma pressão alta, uma dislipidemia”, alerta a nutricionista e coordenadora do Grupo, Patrícia Casagrande.

Em primeiro lugar ficou Colatina com um novo olhar... Um projeto de visão, programa que propicia a crianças cegas e com baixa visão a oportunidade de participar ativamente de atividades de arte, educação, esporte e extracurriculares. Em segundo, Projeto Adolescer Mães, com foco no atendimento de adolescentes e jovens grávidas por meio de palestras, dinâmicas, rodas de conversa, oficinas artesanais e cursos de capacitação.

“Este ano a gente já teve mais que o triplo de pacientes em primeira consulta no primeiro semestre, do que tivemos ano passado. Então a gente vê que realmente as pessoas têm procurado o projeto. Elas acreditam que a gente pode ajudar, mesmo de pequenas maneiras. Às vezes não estão perdendo tanto peso, mas melhorando o colesterol, melhorando a glicemia. Enfim, eu só tenho a agradecer essa família Gipsi por ter sonhado junto comigo e feito acontecer. Quero agradecer todo mundo”, finaliza Christina.

Outros destaques do Prêmio:
- ACACCI – Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil | Projeto Classe Hospitalar “Canto do Encanto” (Vitória)
- Associação Amor e Vida – Casa Jesus Menino | Projeto Mais Vida (Cariacica)
- Cáritas Diocesana de Colatina – Projeto Crubixá JHJ | Projeto Crubixá (João Neiva)
- Congregação Redentorista – Centro Nova Geração | Projeto Rede Cultural (Cariacica)
- Conselho Pinheirense do Bem Estar do Menor | Projeto Espaço Novo (Pinheiros)
- Obra Social Nossa Senhora das Graças | Projeto Ponte (Vitória)
- Ordem Religiosa das Escolas PIAS – Padres Escolápios | Projeto Centro Social São José de Calasanz (Serra)
 

Hospital Santa Casa de Misericordia de Vitória/ES - Entidade Filantrópica de Utilidade Pública Federal
De. 63.314 - Utilidade Pública Estadual - Lei 1707 / CNPJ 28.141.190/0002-67 - Tel: (27) 3212-7200
Rua Dr. João dos Santos Neves, 143, Vila Rubim / Vitória, Espírito Santo - CEP: 29025-023

Todos os direitos reservados - Copyright © 2013 - Santa Casa de Vitória